Facebook Pief da Chamusca

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Visita de Estudo - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes


Olá! Eu sou o Rodrigo Espadinha e vou dizer num pequeno texto o que a turma (PIEF) foi fazer no dia 19 de Janeiro de 2010.

No dia 19 de Janeiro, terça-feira, a turma PIEF (T1+PE), os professores e a técnica foram a uma visita de estudo à Escola Professional Agrícola das Mouriscas.
Às 9 horas da manhã, já estávamos prontos para partir, mas tivemos um pequeno percalço com uma das carrinhas que a União da Chamusca emprestou. Falha de bateria!
Mas conseguimos resolver o problema, e às 10 horas metemo-nos a caminho. Quando lá chegámos, fomos comer o pequeno-almoço ao mesmo tempo que fomos apresentados ao Sr. Paulo Vicente, que nos mostrou e disse como funcionava a Escola Profissional. Mostrou-nos as máquinas agrícolas e as alfaias, e depois de ter explicado tudo sobre as máquinas, foi-nos mostrar os animais, cavalos, vitelos, vacas, cabras, entre outros.
Quando acabámos de ver os animais, continuámos a dar a volta pela escola e fomos ver um pequeno filme que nos mostrou o funcionamento pormenorizado da escola e os cursos existentes. Quando acabámos de ver o filme, fomos ver como era a produção de cogumelos; tiraram-se algumas fotografias enquanto o Sr. Paulo explicava.

No fim da visita às estufas de cogumelos, fomos até às carrinhas para nos irmos embora. Afinal, já eram horas de almoço e o relógio da barriga já dava horas!
Metemo-nos então a caminho da Escola Manuel Fernandes de Abrantes. Quando lá chegámos a TIL do PIEF da Abrantes, foi-nos entregar as senhas do refeitório para podermos almoçar.
Entrámos na Escola e fomos para o refeitório almoçar.
Não podíamos ir embora sem visitar os nossos colegas do PIEF de Abrantes. Resolvemos ir fazer uma surpresa, e aparecemos na sala de T1. Apresentámo-nos, vimos o percurso individual dos alunos (eles têm um mapa de Portugal e cada distrito é uma competência que têm de alcançar), vimos umas t-shirts que andam a desenhar ao gosto de cada um, e por fim convidámo-los a visitar também a nossa sala. Porque não um torneio de futebol na Chamusca? Ficou o desafio lançado!
Depois da visita fomos novamente até ao nosso meio de transporte – as carrinhas da união chamusquense, para regressarmos até à nossa escola.
Mas antes de chegarmos ao destino, ainda fizemos uma paragem sugerida pelo professor Sérgio. Paragem no Miradouro do Castelo de Almourol. E que bela escolha para se tirar uma fotografia de grupo. Uma paisagem linda e só possível de se comentar visitando. Aqui fica uma sugestão!
Chegámos à Chamusca por volta das 16 horas radiantes por termos passado um dia bastante agradável, na companhia de professores, colegas, técnica e de um sol fantástico que nos acompanhou desde a partida até à chegada.
Esperamos ansiosos pela próxima visita!

Fotógrafo e Repórter
Rodrigo Espadinha
(Turma PE do PIEF da Chamusca)


2 comentários:

  1. ta fixe max xe tive sido o vitor tava melhor

    ResponderEliminar
  2. mesmo... fala mesmo de como a nossa escola representa no geral.. pena as fotos estarem muito pouco sentidas daquilo de que á na escola

    ResponderEliminar